31 jul 2018 – Comércio Exterior
A política comercial brasileira foi tema, nesta segunda-feira (30), de um evento em Washington com a participação de especialistas e representantes do setor privado. O secretário de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Abrão Neto, foi convidado a falar no Council of the Americas sobre a inserção comercial brasileira no mundo. Segundo ele, a estratégia brasileira tem sido integrar cada vez mais a sua economia ao comércio global. De acordo com Abrão Neto, diversas medidas estão em curso para aumentar a competitividade e melhorar ainda mais o ambiente de negócios para exportadores e importadores no Brasil. Além disso, a negociação de novos acordos comerciais e a implementação de medidas de facilitação de comércio devem ampliar as trocas comerciais do Brasil com seus principais parceiros.
Abrão Neto citou um dado da Organização Mundial do Comércio (OMC) de que, atualmente, 60% das trocas comerciais globais estão cobertas por mais de 400 acordos comerciais. No Brasil, a rede de acordos cobre menos de 25% das exportações brasileiras de bens. Na América Latina, segundo o secretário, o foco principal da estratégia brasileira é modernização do Mercosul, ampliação da rede de acordos não tarifários e maior integração entre Mercosul e Aliança do Pacífico. Para além da América Latina, o Brasil está empenhado em avançar e concluir as negociações com União Europeia, EFTA e Canadá.
Outra prioridade brasileira, de acordo com o secretário, é a facilitação de comércio. A implementação do Portal Único de Comércio Exterior representou um grande esforço de reengenharia de mais de 20 órgãos intervenientes no comércio exterior brasileiro. Procedimentos foram simplificados. Custos e prazos foram reduzidos. A média de tempo para exportar foi diminuída consideravelmente. Agora o Brasil está trabalhando para modernizar os processos de importação, que passarão a ficar disponíveis a partir de outubro deste ano.
Abrão Neto continua em Washington até esta quarta-feira, onde lidera o Dialogo Comercial MDIC-DoC entre Brasil e EUA, que completa 12 anos em 2018.
Council of the Americas
O Conselho das Américas é uma organização empresarial americana cujo objetivo é promover o livre comércio, a democracia e mercados abertos em todas as Américas. Isso inclui o Canadá, o México e o Caribe, além da América do Sul. Seus membros compartilham um compromisso comum com o desenvolvimento econômico e social, mercados abertos, o estado de direito e a democracia em todo o Hemisfério Ocidental. A associação do Conselho consiste em empresas internacionais líderes que representam um amplo espectro de setores, incluindo serviços bancários e financeiros, serviços de consultoria, produtos de consumo, energia e mineração, manufatura, mídia, tecnologia e transporte.
Fonte: MDIC