28 fev 2019 – Trabalho / Previdência
Central de atendimento tira dúvidas de empregadores em relação a questões técnicas do sistema.
O call center do eSocial – Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – atendeu 239.307 empregadores nos primeiros seis meses de funcionamento, entre julho e dezembro do ano passado. Os dados incluem empregadores domésticos. A central de atendimento esclarece dúvidas operacionais, relacionadas ao envio, consulta e edição de dados transmitidos para o eSocial, além de informações sobre a utilização do portal.
O call center atende pelo 0800 730 0888 e opera em âmbito nacional, de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados. As ligações devem ser feitas de telefones fixo, das 7h às 19h. São 150 teleatendentes à disposição.
A central se destina exclusivamente ao auxílio sobre questões técnicas do sistema. Para esclarecimento de dúvidas relacionada a outras demandas, o empregador deve procurar atendimento diretamente nos órgãos integrantes do eSocial.
E-mail – O eSocial também disponibiliza o serviço por e-mail. Em seis meses foram recebidas 45.443 mensagens eletrônicas. Os empregadores podem enviar suas dúvidas para o “Fale Conosco” do portal, recebendo as respostas no e-mail informado no formulário.
O eSocial é um sistema que unifica a prestação de informações pelo empregador em relação aos seus trabalhadores, como cadastramento, vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.
O projeto é uma ação conjunta da Caixa Econômica Federal, do INSS e das Secretarias Especiais de Previdência e Trabalho e da Receita Federal do Brasil, vinculadas ao Ministério da Economia.
Você pode conferir mais informações pelo portal do eSocial.
Fonte: Ministério da Economia