22 nov 2018 – Comércio Exterior
Foram realizadas ontem (21) reuniões bilaterais entre Brasil e Suécia que permitiram avançar na cooperação econômica entre os dois países: a reunião do Grupo de Alto Nível Brasil-Suécia em Aeronáutica (GAN) e do Grupo de Trabalho em Alta Tecnologia Industrial Inovadora (GTATI). Os encontros foram presididos pela secretária-executiva do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Yana Dumaresq, e pelo vice-ministro de Indústria e Inovação sueco, Niklas Johansson. O encontro contou também com a participação de autoridades de ambos os governos, bem como de representantes do setor privado dos dois países.
Durante a abertura das reuniões, a secretária-executiva do MDIC ressaltou que o “GAN tem contribuído para conduzir a um patamar de maior integração, e de maior sofisticação, a cooperação bilateral”.
Na reunião, o GAN realizou o acompanhamento e atualização do Plano Estratégico de Cooperação no setor aeronáutico (2018-2020). Trata-se de plano de longo prazo que envolve uma hélice tripla de cooperação composta de governo, academia e indústria.
Como exemplo dos efeitos práticos da implementação do Plano, está o desenvolvimento conjunto de robôs de automação industrial para aplicação de selante nas estruturas de fuselagem de aeronaves.
Na parceria, o intercâmbio de pesquisadores e técnicos tem papel fundamental. Merece destaque o intercâmbio de professores suecos no âmbito de cátedra no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Além disto, destacam-se os 11 projetos conjuntos já em desenvolvimento e que envolvem cerca de 11 empresas e 15 institutos de pesquisa.
Houve também a discussão sobre novos projetos e atividades a serem desenvolvidas e a apresentação do andamento das discussões relacionadas ao Estudo sobre Domínio Aéreo (Air Domain Study). Esse estudo foi desenvolvido entre governos, forças armadas de ambos os países, academia, empresas brasileiras e suecas do setor aeronáutico, como Embraer e Saab. A iniciativa visa explorar e avaliar futuras necessidades conjuntas de governos e das indústrias dos países, nas opções e soluções relativas a Sistemas de Domínio Aéreo como sistema de satélite de navegação global, sistemas de georreferenciamento, trafego aéreo e softwares para identificação de alvos específicos entre outros.
À tarde, o GTATI reuniu-se para discutir sobre as medidas e projetos relacionados à bioeconomia, biodesenvolvimento, saúde e indústria 4.0. Além disso, da parte brasileira, foram identificadas instituições parceiras prioritárias no desenvolvimento de projetos futuros, como Empraba e Fiocruz.
O conjunto de iniciativas representa uma plataforma para a parceria estratégica entre os dois países nas áreas de ciência, tecnologia e inovação (CTI), além de oportunidades para expansão comercial de empresas de ambos os países.
As reuniões desta quarta (21), aconteceram em paralelo às Semanas de Inovação Suécia Brasil (Sweden Brazil Innovation Weeks), evento promovido pela Embaixada da Suécia em parceria com a Câmara de Comércio Sueco-Brasileira, o Business Sweden e o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB). Além de Brasília, o evento irá percorrer diversas cidades brasileiras como Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro, Salvador, Santo André, São José dos Campos e São Paulo. As atividades previstas tiveram início no dia 19 e se estendem até o dia 30 de novembro.
Fonte: MDIC