17 mai 2021 – Economia e Finanças
O intuito do empréstimo BNDES para MEI é dispor recursos que precisam ser usados para o crescimento do negócio, como compra de novos equipamentos, investimento em capital de giro e matéria-prima.
Tanto pessoas físicas como jurídicas empreendedoras de atividades produtivas de pequeno porte podem solicitar a contratação do serviço.
Para receber, é necessário que o microempreendedor conte com receita bruta igual ou inferior a R$360 mil por ano. Será feita uma análise de crédito durante o processo de concessão dos recursos.
Desta forma, para solicitar, o proprietário da empresa deve possuir uma conta corrente em bancos parceiros, como por exemplo no Itaú e na Caixa Econômica Federal.
Como efetuar a contratação do empréstimo MEI do BNDES?
Os interessados precisam contratar o empréstimo através do site do BNDES. Após ter feito a solicitação, os interessados em contratar o serviço devem encaminhá-la ao Canal MPME (micro, pequenas e médias empresas).
Além dessa opção, o banco nacional também disponibiliza um cartão de crédito com parcelamento em até 48 vezes e taxa de juros a 0,86% ao mês para empreendedores com negócios de pequeno porte.
O MEI surgiu em 2008, após a Lei Complementar 128 entrar em vigor no mês de dezembro daquele ano.
Essa modalidade de empreender é para os empresários que faturam até R$81 mil por ano e não possuem outra empresa em seu nome ou são sócios de outra.
Os MEIs podem ter empregados contratados, mas esses devem receber um salário mínimo ou o piso que é definido para a categoria.
Fonte: FDR