27 abr 2021 – Geral
Não é de hoje que a tecnologia vem surpreendendo consumidores e empresas com as mais sofisticadas soluções que se pode imaginar.
O próprio smartphone e sua evolução é prova disso. Já existe hoje também uma outra tecnologia relacionada a pagamentos à distância, que se chama NFC.
Claro que é uma solução tecnológica inovadora e, mais do que isto, trata-se de uma solução prática, segura e eficiente que veio agregar mais efetividade nos pagamentos e recebimentos por aproximação em praticamente todo o mundo.
Tanto é que esta tecnologia NFC já é bem conhecida e utilizada por empresas e também pela maioria dos consumidores.
O que é NFC?
A sigla veio do inglês e significa Near Field Communication (comunicação por campo de proximidade).
Trata-se, mais especificamente, de uma tecnologia que consegue realizar trocas de informações entre dois dispositivos diferentes sem que haja a necessidade de fios bastando, para tanto, que estejam próximos.
Você como empresário e/ou consumidor já deve conhecer muito bem esta tecnologia e utilizá-la inclusive com frequência: são os pagamentos com cartão de crédito feitos com aproximação das maquininhas.
O nome desta solução é contactless, referente aos cartões de crédito e débito, onde você pode efetivar pagamentos em diversos estabelecimentos que tenham esta tecnologia disponível simplesmente aproximando seu cartão da máquina, sem a necessidade de senhas.
Como o NFC Funciona?
Esta tecnologia permite a troca eficiente e segura de informações sem fio e sem a necessidade de quaisquer configurações prévias.
Funciona com efetividade em qualquer dispositivo que tenha um chip pré-adaptado para a mesma.
E como isso funciona, na prática? Já há algum tempo já utilizávamos tecnologia parecida, como o Bluetooth, por exemplo. Mas o Bluetooth e o NFC usam especificações tecnológicas bem diferentes.
Para que tudo funcione bem com o NFC, é criado um link em uma frequência específica de rádio de curta distância.
Este link vai conseguir transferir pequenas quantidades de informações entre dois dispositivos, quando estes estiverem posicionados à uma curta distância entre eles.
A principal diferença para o Bluetooth é que não há a necessidade de pareamento dos dispositivos em questão, bastando aproximá-los para que a transferência de informações se concretize.
Em Quais Funções o NFC Pode Atuar?
Na verdade, as funções atribuídas ao NFC possuem inúmeras aplicações diferentes, como a de acender e apagar as luzes, por exemplo.
Isto porque a tecnologia é a mesma, tanto para os pagamentos à distância, como outras tantas funcionalidades e aplicações diferentes.
Aqui, podemos citar as duas mais comuns:
Troca de arquivos e imagens entre dispositivos: para que essa transferência possa ser efetivada, considerando os recursos da tecnologia NFC, é preciso que dois smartphones, por exemplo, tenham esta funcionalidade instalada, ou seja, a tecnologia NFC.
Pagamentos Débito/Crédito: são os chamados pagamentos por contato, onde o consumidor apenas encosta seu cartão de crédito/débito, relógio ou smartphone em uma maquininha de pagamentos que tenha a tecnologia, e o pagamento será concretizado.
O resultado disso, na prática, é maior eficiência nas transações comerciais e ganho de tempo operacional, tanto para com o comerciante/lojista, como para com o usuário/consumidor.
Como Funcionam as Tags NFC?
Como já exposto até aqui, existem diversos aparelhos que já possuem a tecnologia NFC integrada, ou seja, apenas com o seu cartão ou smartphone já se é possível executar as tarefas que usam esta tecnologia.
No entanto, mesmo em aparelhos que não tenham tal tecnologia integrada, é possível utilizá-la, criando-se tarefas com tags NFC.
Estas tags, na verdade, são etiquetas com chips passivos e contam com comandos específicos ao serem acionadas.
Deste modo, podem funcionar com o simples acionamento de um botão físico que abre aplicativos, criando rotinas e executando tarefas simples, de âmbito pessoal ou empresarial.
Tais etiquetas podem ser usadas nas seguintes situações:
- Controle de acessos: tags relacionas ao controle de ponto de funcionários, acesso ao prédio da empresa, entre outros.
- Marketing e promoções: etiquetas NFC em cartazes promocionais, por exemplo, dão acesso rápido a localização do estabelecimento, compras de seus produtos, entre outros.
- Gestão de informações: informações como estoque, tarefas do dia, boletins, entre outros, disponibilizadas diretamente nos smartphones dos funcionários, por exemplo.
- Casas e empresas inteligentes: utilizando-se da tecnologia NFC em sua casa ou empresa é possível apagar luzes, ligar alguns aparelhos, entre muitas outras possibilidades.
Fonte: Jornal Contábil