Home / Comércio Exterior / Secretária-executiva do MDIC destaca ações da pasta para fortalecer a competitividade do setor de serviços

Secretária-executiva do MDIC destaca ações da pasta para fortalecer a competitividade do setor de serviços

11 abr 2018 – Comércio Exterior

“O governo federal trabalha para cada vez mais fortalecer a competitividade e promover condições para o desenvolvimento das atividades do comércio e dos serviços nacionais.” Foi com essa afirmação que a secretária-executiva do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Yana Dumaresq, destacou as ações da pasta para estimular o setor de serviços brasileiro durante o Encontro Nacional do Comércio Exterior de Serviços (Enaserv). A 9ª edição do evento foi realizada no dia 10/04, em São Paulo.

Em seu pronunciamento para especialistas do setor privado e do governo, Dumaresq reforçou as iniciativas da Secretaria de Comércio e Serviços (SCS) do MDIC demandadas pelo setor produtivo brasileiro. “O MDIC tem coordenado ações no âmbito do Fórum de Competitividade do Comércio Exterior de Serviços, que reúne 27 entidades privadas dos principais segmentos do setor, com atuação no comércio internacional. O Fórum tem realizado proveitosas discussões que têm gerado subsídios para uma agenda governamental com vistas à melhoria do ambiente de negócios e da competitividade nacional”, lembrou.

A secretária também destacou a criação de um fórum bilateral com a Argentina para a discussão de temas relacionados à cooperação e aperfeiçoamento do comércio de serviços. “Como todos sabem, a Argentina é o principal parceiro comercial do Brasil no Mercosul e, agora com este fórum, teremos mais uma oportunidade voltada ao setor privado para o encaminhamento de pleitos e interesses relativos ao mercado argentino”, disse. No âmbito do Mercosul, nos últimos meses, foram realizadas sete rodadas de liberalização no âmbito do Protocolo de Montevidéu sobre Comércio de Serviços.

Outro ponto reforçado por Duramesq foi o papel do setor terciário para o impulsionamento não só da economia brasileira como também do mercado de trabalho. “Hoje, no Brasil, o setor de serviços responde por mais de 70% do valor adicionado ao PIB nacional. Este setor apresenta cifras semelhantes às exibidas pelas economias mais desenvolvidas do mundo. E aqui quero destacar o volume de empregos gerados, que atualmente responde por 67% das vagas formais, além do impacto positivo na competitividade do setor industrial e no agronegócio”, afirmou a secretária.

Enaserv

Voltado para um público formado por empresários, executivos, autoridades do governo, dirigentes de entidades, entre outros, a 9ª edição do Enaserv teve o tema “Comércio Exterior de Serviços Abrindo Mercados”. O evento foi promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) em parceira com a Secretaria de Comércio e Serviços do MDIC, com apoio da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

 

Fonte: MDIC

print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×