25 nov 2020 – Economia e Finanças
Em pronunciamento nesta quarta-feira (25), o senador Ney Suassuna (Republicanos-PB) afirmou que o Brasil precisa desenvolver sua indústria farmacêutica e de equipamentos hospitalares para reduzir a dependência da China e da Índia.
O parlamentar disse que a pandemia da covid-19 mostrou que esses dois países controlam atualmente a produção de remédios e equipamentos, sendo inclusive fornecedores dos insumos necessários para a preparação das vacinas que estão sendo testadas por países ocidentais para combater a pandemia.
Suassuna lembrou do processo de aprovação da Lei nº 9.787, de 1999, que autorizou a produção no Brasil de medicamentos genéricos, e disse que na época os insumos chineses e indianos eram mais baratos do que os europeus e norte-americanos, por não terem a mesma qualidade e pureza. De acordo com ele, hoje a situação mudou radicalmente.
— Nós, o Ocidente, que sempre fomos a dianteira do progresso, estamos deitados em berço esplêndido e não estamos nos preocupando. Enquanto isso, essas duas potências estão progredindo com a sua indústria farmacêutica e de insumos hospitalares e nós estamos inteiramente na dependência desses países — declarou ele.
Fonte: Agência Senado