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MDIC apoia missão do varejo brasileiro na China

5 set 2018 – Comércio Exterior

Representantes do governo federal e de empresas varejistas participam nesta semana da missão do varejo brasileiro na China. A ida da delegação ao país asiático conta com o apoio da Secretaria de Comércio e Serviços (SCS), do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, como uma das iniciativas previstas no Memorando de Entendimento sobre Comércio Eletrônico firmado entre o MDIC e o Ministério do Comércio da China (MOFCOM) em 2017.

A missão foi organizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), e conta com a participação de mais de 50 representantes de empresas varejistas do segmento alimentar, supermercados, eletroeletrônicos, perfumaria e cosméticos, franchising, farmácias e drogarias.

Na delegação brasileira, além do secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Douglas Finardi Ferreira, participam também os presidentes da ABF e da SBVC, e representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil).

Para o secretário do MDIC, a representatividade dos participantes da missão, em sua maioria CEO’s e dirigentes das empresas, possibilita identificar oportunidades de negócios por meio do comércio eletrônico. “É interessante conhecer e internalizar no Brasil as inovações que estão sendo vistas durante a visita”, disse.

Finardi também lembrou que, no último domingo, conversou com o Embaixador do Brasil na China, Marcos Caramuru, e na ocasião o embaixador destacou a importância do MoU. “Sem a existência do Memorando de Entendimento sobre Comércio Eletrônico e o apoio recebido do MOFCOM, não seria possível realizar uma missão que inclui reuniões e visitas às três principais empresas do comércio eletrônico chinês”, frisou o secretário.

Em Pequim, a delegação pode compreender mais sobre o ecossistema do comércio eletrônico chinês e explorar conceitos como o “New Retail”, que envolve não apenas a visão de integração de plataformas on-line e lojas físicas para promoção da marca e dos produtos, mas também a estratégia de meios de pagamento associados às plataformas, como por exemplo Wechat Pay, Alipay e JD Pay. Isso possibilita que essas empresas conheçam em detalhes os hábitos de consumo dos seus usuários e geram uma riqueza de informações que possibilitam que as empresas reformulem seus serviços e produtos para atender seus clientes e outros varejistas, e para subsidiar políticas públicas.

Agenda

A delegação brasileira iniciou a agenda da missão em Pequim. Na segunda-feira (3), eles foram recebidos por dirigentes da Tencent (dona do Wechat e Wechat Pay – nova modalidade de pagamento eletrônico chinês) e da JD (dona do maior site de comércio eletrônico dentro do mercado chinês).

Nesta terça (4), a delegação participou de apresentações sobre o novo varejo chinês, comércio eletrônico cross-border, mercado de franquias e o de marketing e a estratégia das empresas dentro do ecossistema do comércio eletrônico daquele país.

A etapa da missão em Pequim foi concluída hoje. A partir de amanhã, a delegação brasileira cumpre agendas em Xangai e Hanzhou.

Fonte: MDIC

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