05 out 2020 – Economia e Finanças
Veja abaixo como funciona cada um destes 04 pilares para vender mais através da internet. Acompanhe:
TRÁFEGO
Queremos mostrar para você porque é crucial pensar no pilar de tráfego antes mesmo de pensar em uma plataforma. Uma plataforma de loja virtual que não pensou antes de tudo em tráfego, é como uma loja no deserto, ninguém vai encontrá-la.
Em um varejo físico, por exemplo, um dos principais fatores do sucesso de um ponto de venda, na nossa opinião é a escolha do próprio ponto. O ponto certo é 70% do sucesso de uma loja física, na internet não é diferente, porque o que representa o ponto é o tráfego.
É crucial que você estruture e separe um bom investimento para esse pilar, aqui você pode pensar nesse investimento dentro da sua verba de marketing, que citamos no início deste texto, que deveria ser definida.
ENGAJAMENTO
No pilar anterior estruturamos a estratégia para atrair tráfego, agora vamos pensar em como envolver, engajar esse usuário com nosso negócio.
Aqui, entra a escolha da plataforma, você tem que visualizar a loja virtual da mesma maneira que um varejo físico pensa no Layout do PDV. Esse layout tem que transmitir o conceito do negócio, proporcionar uma experiência interessante e levar o usuário ao maior número de conversões possíveis.
CONVERSÃO
Você já definiu toda sua estratégia para atrair o máximo de usuários para sua zona de engajamento, que nesse caso é sua LP (landing page) ou sua loja virtual. Agora que ele está dentro da sua loja engajado, é hora de facilitar a vida dele para que o mesmo se transforme uma venda.
Aqui você pode pensar alguns aspectos de layout ainda, principalmente checkout da sua loja virtual. Questões mais estratégicas dominam esse pilar, as principais são geteways de pagamento e macro indicadores. Em resumo, você precisa controlar os KPIs da sua operação para garantir o máximo de conversões e ROI (Retorno sobre investimento).
RETENÇÃO
Para muitos, o processo acaba quando você transforma esse lead e uma venda, mas esse pensamento é um grande erro.
Atrair clientes para sua loja está cada dia mais caro, e ao mesmo tempo, a margem do varejo é cada dia menor, ou seja, muitas vezes fazer uma venda online não vai dar lucro algum. Então se sua venda lhe custou caro e o produto não teve margem, como você vai garantir lucratividade nesse negócio? Retendo o seu cliente.
É fundamental que você faça com que o cliente compre diversas vezes de você após a primeira compra, porque depois que ele virou um cliente, você não tem mais o custo de trazer ele, entretanto, precisa garantir sua satisfação e manter uma relação com ele, para que as próximas compras do mesmo sejam feitas com você.
Mas como reter mais clientes? É necessário ter pelo menos duas pessoas do seu time no atendimento. A função deles é estarem prontos para dar o melhor atendimento ao cliente quando ele precisar e manter uma relação com os mesmos, o famoso farmer.
Essa relação vai desde um e-mail, whatsapp e ligação, até outros canais que facilitem a comunicação com o cliente. Essa equipe precisa monitorar o número de compras no período por usuário, e garantir que eles voltem a comprar.
Estes são os 04 pilares para vender mais através da internet.
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Fonte: Mundo do Marketing