27 fev 2020 – Societário
Montar um negócio é sonho de muitas pessoas, entretanto, é um desafio para muitos. Colocar em prática esse desejo exige alguns cuidados. Se tornar empreendedor pede cautela, qualificação e planejamento financeiro. Por isso, elabore um plano de negócios e faça pesquisas sobre o mercado no qual você deseja atuar, pois essas são algumas das etapas para obter sucesso.
Mesmo com a expansão do e-commerce, a preferência do público ainda são as lojas físicas, isso é o que aponta um estudo da Glimcher Realty Trust, que revela que a maioria das pessoas ainda prefere sair de casa para realizar compras.
Para abrir um comércio não basta pensar apenas na vitrine, é preciso pensar em outros fatores de sucesso e lucratividade. Continue lendo este artigo e entenda mais sobre o assunto.
Faça um bom planejamento
Montar um negócio é uma grande responsabilidade, afinal, a atividade vai impactar diretamente o seu orçamento, tanto como pessoa física, quanto jurídica. Por esse motivo, é primordial que exista um planejamento a médio prazo.
É importante que o futuro empresário tenha um capital para iniciar as atividades da empresa, mas, não apenas manter os gastos iniciais com compra de materiais de estoque ou suprimentos da loja, é preciso pensar no período inicial em que o valor das vendas não cobrirá as despesas.
O erro de muitos empreendedores é pensar que o comércio será rentável dentro de dois ou três meses, mas, nem sempre isso acontece, sendo esse um prazo que varia de negócio para negócio ou de acordo com o segmento.
Previamente, pense no que será gasto, antes de iniciar as atividades e quando o estabelecimento estiver ativo, como água, luz, internet e aluguel, com uma base, você conseguirá estimar os valores de consumo futuramente.
Localização
Sabe a história de quem não é visto, não é lembrado? Em uma loja física essa frase precisa ser levada ao pé da letra. É indispensável que a loja tenha visibilidade, a escolha do local é essencial para o faturamento.
Segundo o Sebrae, cerca de 50% das vendas estão diretamente ligadas com o ponto que você escolheu para montar seu negócio. Uma dica preciosa é analisar os pontos comerciais em horários de pico, assim, é possível verificar o fluxo que pessoas que passam em frente e se o local é visível ante as outras lojas.
Evite montar uma loja em locais novos, onde não é possível ter uma noção de quantas pessoas passam por ali, isso inviabiliza até mesmo saber qual é o público-alvo.
No momento em que estiver visitando os possíveis locais de locação, estude o espaço que a loja terá, porque se você escolhe um espaço muito grande no início, pode aparentar estoque vazio para o cliente, assim, como um lugar pequeno demais, pode parecer desorganizado.
Pense também em estratégias para atrair clientes. Se a loja fica está em um centro comercial, onde a circulação a pé é mais fácil, pense no deslocamento do cliente, por isso, invista em parcerias com estacionamentos, por exemplo.
Público-alvo
Não adianta só pensar no local se não for definido o público-alvo para o qual a sua empresa pretende vender. É imprescindível saber quais são as pessoas que sua loja vai atender.
Além disso, será mais fácil definir alguns critérios para comunicar o cliente sobre assuntos relacionados aos produtos.
Se você montou seu estabelecimento próximo a outros que tenham muitos clientes, como, por exemplo, um restaurante, estude o principal público-alvo que eles atendam e busque se beneficiar das pessoas que já frequentam a região que você busca empreender.
Mostre sua marca
Não é porque sua empresa está no meio físico que você não conseguirá se beneficiar das redes sociais para divulgar. Aliás, elas são grandes aliadas para alavancar o público, mas, é preciso saber quais são as melhores e quais trarão melhor retorno.
Pense onde seu público está na internet, se é uma loja de roupas femininas, por exemplo, boa parte dos potenciais clientes estão no Instagram ou no Facebook.
Depois de definir qual a melhor rede social para a loja, pense em como atrair quem já é seu cliente e também quem ainda não conhece seu espaço.
Outra opção para visibilidade na internet é o Google My Business, onde você pode colocar as informações de onde sua loja está instalada, horários e dias de funcionamento, rotas de acesso e também os contatos.
Com técnicas simples, é possível posicionar sua marca. As vantagens das redes não param por aí, elas podem ser uma oportunidade de expandir seus negócios, viabilizando até a criação de uma loja virtual.
Qualificação
Para que o seu negócio seja saudável, invista em qualificação, procure entender sobre marketing, vendas, gestão financeira e de pessoas. Isso irá fazer com que você sempre procure as melhores práticas para resolver as questões financeiras.
Pesquise sobre assuntos ligados ao empreendedorismo e até mesmo cursos que sejam voltados ao desenvolvimento do pequeno empreendedor.
Fonte: Diario do Comercio